Valéria A. B. Salgado (currículo)

Valéria Alpino Bigonha Salgado é pos-graduada em Direito Sanitário Aplicado, pelo Instituto de Direito Sanitário Aplicado e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; e em Gestão Pública, pela Universidade Federal da Bahia UFBA.

 

É Diretora Regional do Centro-Oeste do Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA e docente do Curso de Especialização em Direito Sanitário, promovido pelo IDISA em parceria com o Instituto Sírio Libanês.

Atua como consultora, instrutora e palestrante na área de gestão pública, junto a órgãos e entidades públicas federais, a exemplo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e e Gestão, Ministério da Saúde e Fiocruz; e de  organismos internacionais tais como a OPAS, UNESCO e IICA. 

É responsável pela coordenação técnica do Projeto Contratualização no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e gestora do site do Projeto.

 

Ocupou cargos de confiança do Governo Federal por mais de vinte anos, tendo trabalhado diretamente em processos de inovação e melhoria da gestão pública, conduzidos no âmbito do Ministério da Reforma do Estado e, posteriormente, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nessa época, coordenou importantes projetos e programas, como o Programa Gespública, o Ciclo de Debates Direito e Gestão Pública, o Projeto das Fundações Estatais e o Estudo sobre a taxonomia das formas de atuação da administração pública, denominado Gradiente de Formas Jurídico-Institucionais da Administração Pública, que concebeu em conjunto ao Dr. Sábado Girardi.

Foi Diretora de Política e Estratégias sobre Drogas, na Presidência da República; especialista do Governo Brasileiro em mecanismos de avaliação de políticas públicas sobre drogas, junto ao órgão de drogas da OEA (CICAD) e Diretora de Inovação e Melhoria da Gestão Pública no Ministério do Planejamento.

Publicou inúmeros artigos técnicos sobre administração pública, é co-autora e organizadora de publicações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; alem de autora do livro "Manual de Administração Pública Democrática - Conceitos e Formas de Organização”.

Entre suas principais áreas de atuação, destacam-se a contratualização de desempenho institucional na administração pública; modelos jurídico-administrativos e novos modelos de gestão. 

Show More
Responsáveis pelo site: Valéria A.B. Salgado e e Thiago L. C. Campos.. Colaboração: Lenir Santos

© por SSDGP-VABS 2017